baixo e prática de bandas

Criador de uma linguagem musical única, que vai muito além do universo de seu instrumento, o contrabaixista Sizão Machado é reconhecido nacional e internacionalmente, por suas atuações ao lado de Chet Baker, Herbie Mann, Elis Regina, Cesar Camargo Mariano, Jim Hall, Dori Caymmi, Djavan, Milton Nascimento, Chico Buarque, Wilson das Neves, Dionne Warwick, Ivan Lins, Joyce, Guilherme Vergueiro, Flora Purim e Airto Moreira, Roberto Menescal, Noite Ilustrada, Jean & Paulo Garfunkel, Família Jobim, Paulo César Pinheiro, Paul Winter, Hendrick Merkins e muitos outros, imprimindo sempre sua marca por onde toca.

A concepção, a rítmica, as harmonizações “violonísticas” transpostas para o contrabaixo, aliadas a um extremo bom gosto e sofisticação, fazem com que seu estilo inconfundível seja reconhecido em qualquer gênero musical. Isso é um privilégio de poucos e bons instrumentistas.

Em seu primeiro cd-solo, Quinto Elemento, Sizão Machado reuniu composições próprias e músicas selecionadas ao longo de sua eclética carreira. Foi nessa época que conheceu Stanats, um tema inédito do maestro Moacir Santos, que em 1990, em Los Angeles, mostrou ao então aluno e eterno admirador Sizão Machado a música recém-criada. Na época gravaram juntos uma fita-cassete trazida ao Brasil. A composição ganhou arranjo de Nailor Proveta e, posteriormente, de Sizão Machado e foi gravada pela primeira vez no cd do contrabaixista que ganhou apresentação do grande mestre. Anos se passaram e vários foram os encontros entre os dois reforçando ainda mais a admiração e o respeito mútuos. Moacir Santos é até hoje nome obrigatório nos shows, concertos, nas execuções e nas salas de aula ministradas por Sizão Machado a alunos e professores do Brasil e do exterior.

Capa do cd Quinto Elemento, de Sizão Machado e apresentação feita por Moacir Santos

Do álbum Quinto Elemento, de 2001, também merecem destaque as canções Amparo/Olha Maria, de Tom Jobim, Chico Buarque e Vinícius de Moraes, gravado por Sizão com seis contrabaixos, e Anu Preto, Quinto Elemento e Samba da Mãe, de sua autoria.

Sizão Machado, atuação nacional e internacional

Além de sua atuação pelos palcos do mundo, Sizão participou da gravação de mais de uma centena de discos com os mais variados artistas, nacionais e internacionais. Em junho de 2007 Sizão gravou o cd Worlds Together, também lançado no Brasil, com os saxofonistas Jerry Bergonzi e Billy Pierce, o baterista Bob Kaufman e o guitarrista Lupa Santiago, com quem fez shows em Boston, nos EUA.
Participou também do Festival de Spoletto, em Charleston, na Carolina do Sul e gravou o trabalho de Paul Winter, o cd Crestone, ganhador do Grammy de melhor álbum, categoria New Age de 2008. Com o saxofonista realizou shows no Clearwater Festival e um concerto na Catedral de Saint John The Devine, em Nova York.

Em 2008 participou das gravações dos cds do Regra de Três – ao lado de Lupa Santiago e Bob Wyatt –, do trabalho do violonista Alessandro Penezzi, dos shows de lançamento do cd do pianista cubano Yaniel Matos, do sambista Wilson das Neves e do renomado guitarrista Heraldo do Monte.

Sizão Machado gravou os contrabaixos elétrico e acústico de todas as faixas do álbum Randy in Brasil, do trompetista Randy Brecker, produzido pelo maestro Ruriá Duprat, ganhador do Grammy 2009 na categoria Contemporary Jazz.

Fez parte do corpo de jurados da segunda edição do Festival de Música Instrumental de Guarulhos e ministrou aulas de prática de repertório, big band e contrabaixo em oito edições do Festival de Música de Ourinhos, São Paulo.

Em 2010 lançou pela editora Souza Lima, seu livro de cunho didático, Contrabaixo Brasileiro, trazendo transcrições de linha de contrabaixo executadas por Sizão Machado, com comentários esclarecedores sobre o conteúdo.

No mesmo ano gravou o cd e dvd Papo de Passarim, com Zé Renato e Renato Braz e, no ano seguinte, gravou o cd Poesia Musicada de Dori Caymmi.

Acompanhado por um quinteto, Sizão levou a música de Moacir Santos à Argentina, em 2012, com o concerto A bênção, Maestro!. O repertório apresentou arranjos escritos pelo próprio contrabaixista e a estreia aconteceu em Mendoza, durante o Festival de Jazz San Vicente, em Godoy Cruz.

Sizão Machado no Festival de Jazz San Vicente, em Godoy Cruz

No mesmo ano gravou na França o cd Paris–São Paulo com Didier Lockwood, Benoit Sorrise, Andre Charlier, Lupa Santiago, Marcelo Coelho e Rubinho Antunes, lançado em janeiro de 2013. Em 2014, Sizão ministrou o curso Clínica de Música Brasileira no Centre Des Musiques Didier Lockwood – Dammarie-lès-lys, onde gravou o segundo volume do cd Paris–São Paulo. O grupo fez dois shows locais: no Les Baiser Salé, em Paris e no La Tetê dês trains, em Tousson, também na França. Sizão Machado no Les Baiser Salé, Paris, França

Em agosto de 2014 Sizão Machado participou do Festival Moacir Santos, no Rio de Janeiro e em Brasília e, em outubro, lançou no Tom Jazz, em São Paulo, o cd Bênção com a participação de todos os músicos que gravaram o álbum: Josué dos Santos, Joabe Reis, Dudu Portes, Nenê, Paulo Flores, Proveta, Marinho Andreotti, Ivan e Arthur Decloedt.

Sizão Machado apresentou-se com seu quarteto no Festival Moacir Santos, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Em 2015/16, Sizão acompanhado por Josué dos Santos, Joabe Reis e Carlos Ezequiel fez turnê do álbum Bênção em São Paulo (Capital e interior) e Rio de Janeiro. No ano seguinte gravou Fruta Gogoia, uma homenagem à Gal Costa, com arranjos de Dori Caymmi, e Renato Braz e Jussara Silveira como intérpretes.

O contrabaixista gravou, também em 2017, o cd Aluê, do renomado percussionista Airto Moreira e participou da turnê do álbum em São Paulo e Rio de Janeiro.

Com seu quinteto, Sizão participou do San Vicente Jazz Festival, em Godoy Cruz, Mendoza, Argentina, em 2018, com o show Bênção. No mesmo ano foi o grande homenageado do IX Congresso Latino Americano de Escuelas de Música – Claem, realizado em abril, em São Paulo, na Faculdade Souza Lima/Berklee e, com Airto Moreira apresentou-se na Europa (França, Alemanha e Inglaterra) com o show Aluê. Também com Airto Moreira – nesses shows acompanhado por Flora Purim –, Sizão Machado esteve em turnê por sete países da Europa em 2019, gravou o cd A Música Cantada de Paulinho Nogueira, da cantora Regina Diaz e acompanhou a turnê nacional do show Canto Guerreiro – Levantados do Chão, de Renato Braz.

O álbum Bênção

“BÊNÇÃO é ter a Música conduzindo meus passos pela vida.

É ter a música de Moacir Santos no coração, eterna e vibrante como a própria vida, a me emocionar e inspirar sempre, mantendo longe de mim a solidão”.

SIZÃO MACHADO

Na gravação do álbum Bênção, Sizão Machado fez com seu quinteto um tributo ao Maestro Moacir Santos, gravando suas músicas e composições inéditas de grandes instrumentistas como Nailor Proveta, Maurício Carrilho, Paulo Flores, Nenê e canções próprias. Todas concebidas em homenagem ou sob forte influência da obra do Maestro.
Para tanto, Sizão preparou uma formação inédita e fez os arranjos da maioria das composições. A gravação do cd traz ainda o diferencial de ter o compromisso com o áudio direto, puro, não editado, sem overdubs, onde a sonoridade acústica ambiente natural está preservada, mostrando a espontaneidade e a criatividade de cada músico em seu instrumento.

Cartazes dos shows do álbum Bênção na Central das Artes, no SESC Vila Mariana, no Museu da Casa Brasileira e crítica publicada no jornal Folha de S. Paulo.

No álbum, os contrabaixos acústico e elétrico tocados por ele unem-se aos saxofones e à flauta de Josué dos Santos, ao trombone de Joabe Reis e à bateria de Dudu Portes e Nenê. Na composição Bênção (Coral), de sua autoria, mais um encontro inusitado. Além de Sizão, três contrabaixistas interpretam a canção: Marinho Andreotti, Ivan Decloedt e Arthur Decloedt. O saxofonista Nailor Proveta, o flautista Paulo Flores e o baterista Nenê também participaram das gravações do álbum. Sizão levou seu show do cd Bênção para uma turnê de quase dois anos. Em maio de 2017 fez com o seu quarteto o Instrumental SESC Brasil. O show está disponível no link http://www.instrumentalsescbrasil.org.br/artistas/sizao-machado/programa-instrumental-em-05-junho-2017. O Passagem de Som (SESCTV), parte do programa do Instrumental SESC Brasil, com entrevista realizada com Sizão Machado tem a participação de Heraldo do Monte, Paulo Garfunkel, Walmir Gil e está no link http://www.instrumentalsescbrasil.org.br/artistas/sizao-machado/programa-passagem-de-som-em-05-junho-2017.

PRINCIPAIS TRABALHOS

“A MÚSICA GOSTA DELE”
HOMERO FERREIRA, PRODUTOR CULTURAL

SHOWS
ELIS REGINA – Transversal do tempo – Turnê Brasil/Lisboa/Roma/Paris – de 1977 a 1979
CHICO BUARQUE, CLARA NUNES, JOÃO BOSCO e DJAVAN – Festival de La Nueva Canción – Varadero – Cuba – 1982
DJAVAN – Alumbramento – Turnê Brasil –1981; Luz – Turnê Brasil – 1982/83; Azul – Turnê Brasil /Europa – 1984/85; Meu lado – Turnê Brasil/Japão/ Europa – 1985; Lilás – Turnê Brasil/Japão/ Europa/USA – 1987/88
CHET BAKER – Turnê Brasil/Europa – 1986
CHICO BUARQUE – Teatro Nacional de Havana – Cuba – 1986
RIQUE PANTOJA –Turnê Japão – 1990
IVAN LINS – São Paulo/Rio – 1991, Turnê Brasil/Japão – 1991/92
DUDA NEVES – SESC Ribeirão Preto (SP) – 1991
IVAN LINS e BATACOTÔ – SESC Rio Preto (SP) – 1992
ÂNGELA MARIA e CAUBY PEIXOTO – Imperator (RJ) – 1992
JOYCE – SESC São Carlos (SP) – 1992/ 93, SESC Pompéia – 1994/95/96, Turnê Brasil/Japão/Alemanha – 1993, Brasil/Japão/Europa – 1994, Brasil/Japão/Europa – 1995, Brasil/Japão/Europa/USA – 1997
QUARTETO LIVRE e MOZAR TERRA – Memória Brasileira – Vadico – SESC São Carlos – Show e Workshop – 1995 QUARTETO LIVRE – SESC Ouro Preto – 1996 QUARTETO LIVRE, JIM HALL e OSCAR CASTRO NEVES – SESC Pompéia (SP) – Chorando Alto – 1996
FLORA PURIM & AIRTO MOREIRA – Ronnie Scott’s – Londres – 1998
ROSA PASSOS – Turnê Japão – 1998, SESC Pompéia – 1999
CELSO VIÁFORA – SESCs – Turnê desde 1998
SÉRGIO SANTOS – SESC Ipiranga (SP) – 1998
RENATO BRAZ e DORI CAYMMI – SESC Pompéia (SP) – 1998
HERBIE MANN – Turnê Alemanha – junho – 1999
CAMPO QUE TE QUERO GRANDE – Ópera histórica – Campo Grande (MS) – 1999
HOMENAGEM DA MTV AO MAESTRO ROGÉRIO DUPRAT – Show com Caetano Veloso, Rita Lee, Gil e Tom Zé nas comemorações do Video Music Brasil – VMB da MTV – Via Funchal – 1999
ROBERTO MENESCAL – Turnê Nacional – 1999
ORQUESTRA HEARTBREAKERS – Avenida Club – 2000, com Isaac Delgado Elza Soares; Afro Cuba All Star – Via Funchal – 2000
RENATO CIGANO – Turnê Sanfona Brasileira – 2000/01
CELSO VIÁFORA – Turnê São Paulo (capital e interior) e Rio de Janeiro – Basta um tambor bater – 2001
HEARTBREAKERS BIG BAND – Turnê 2001, com Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Zé Renato, Chico César, Jair Rodrigues, Armandinho, Tony Garrido
CHRISTIANNE NEVES – Turnê de lançamento do cd Refúgio – 2001/02
MARCO BOSCO – Teatro Municipal de Araraquara e SESC Pompéia (SP) – lançamento do CD Techno Roots – 2002
RENATO BRAZ e DORI CAYMMI – SESC Vila Mariana (SP) – 2003
ENCONTRO BRASIL CUBA NO SÉCULO XXI – Centro Cultural Banco do Brasil – com os cubanos Ernán Lopez Nussa, Teresa Polledo e Oney Cumbá – 2003
PAULO CÉSAR PINHEIRO – SESC Pompéia – 2004
JAZZ SINFÔNICA convida MOZAR TERRA – Memorial da América Latina – 2005
EDUARDO GUDIN – SESC Pompéia – 2005
MAGOS HERRERA – SESC Pompéia e Haytt Hotel – 2005
QUINTETO EM BRANCO E PRETO – SESC Pompéia – 2005
TOCA SAMBA, MOZAR! – Direção Musical e Artística – Theatro São Pedro – 2005
RENATO BRAZ E PAUL WINTER – Teatro Fecap – 2006
BOB KAUFMAN – Faculdade Souza Lima – 2006
KURT ROSENWINKEL – Faculdade Souza Lima – 2006
SAMBAZZ – Turnê nacional – 2006/07
JERRY BERGONZI, BILLY PIERCE, BOB KAUFMAN – Boston – 2007
PAUL WINTER – Clearwater Festival e Catedral de Saint John The Devine – Nova York – 2007
YANIEL MATOS – Auditório Ibirapuera – 2008
ALESSANDRO PENEZZI – Lançamento do cd Sentindo – Brasil – 2008/09
WILSON DAS NEVES – Turnê pelo estado de São Paulo – 2008/09
HERALDO DO MONTE – Turnê capital e interior de São Paulo – 2008/09/10
REGRA DE TRÊS – Shows SESCs São Paulo – 2008/09
DORI CAYMMI – Turnê Brasil – 2009/10
GUILHERME VERGUEIRO – Auditório Ibirapuera – 2009
ZÉ RENATO, RENATO BRAZ E SIZÃO MACHADO – lançamento do cd Papo de Passarim – SESCs São Paulo – 2010
SIZÃO MACHADO SEXTETO – A BÊNÇÃO, MAESTRO MOACIR SANTOS – FESTIVAL DE JAZZ SAN VICENTE – GODOY CRUZ – Mendoza, Argentina – 2010
DORI CAYMMI – Turnê de lançamento do cd Poesia Musicada – 2010/11
HÉLIO DELMIRO – Jazz na Fábrica – SESC Pompéia – 2012
JARDS MACALÉ – Turnê de relançamento do cd “Jards Macalé”, lançado em 1972 – 2012
CESAR CAMARGO MARIANO – Turnê Brasil – 2012 e Festival Música em Trancoso em 2012, 2013 e 2014
FRANÇOIS LIMA SEPTETO – Festival Jazz Entre Amigos – La Pedrera, Uruguai – 2013
SIZÃO MACHADO SEXTETO – A BÊNÇÃO, MAESTRO MOACIR SANTOS – Virada Cultural Paulista – Pateo do Collegio – maio de 2013
SIZÃO MACHADO SEXTETO – A BÊNÇÃO, MAESTRO MOACIR SANTOS – Festival Choro & Jazz – Jericoacoara/CE – dezembro de 2013
DAVE LIEBMAN – Boris Jazz Club – Buenos Aires, Argentina – agosto de 2013
WALMIR GIL QUINTETO – Jazz a La Calle – Mercedes, Uruguai – janeiro de 2014
SIZÃO MACHADO SEXTETO – Projeto Jazz na Garagem – SESC Ipiranga – 2014
SIZÃO MACHADO TRIO (com GUSTAVO BUGNI e CARLOS EZEQUIEL) – SESC Pinheiros – maio de 2014
JUDSON TEIXEIRA convida SIZÃO MACHADO – SESC Joinville – setembro de 2014
FRANÇOIS LIMA SEPTETO – SESC São José do Rio Preto – setembro de 2014
SIZÃO MACHADO QUARTETO – lançamento do cd Bênção, de Sizão Machado – FESTIVAL MOACIR SANTOS – Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro e em Brasília, Projeto Lançamentos EMESP, na EMESP Tom Jobim, Som no Souza, no Souza Lima – Faculdade e Conservatório e no Tom Jazz – agosto/setembro/outubro de 2014
LANÇAMENTO CD BÊNÇÃO – SESC Vila Mariana, Museu da Casa Brasileira e Central das Artes – 2015
SIZÃO MACHADO TRIO – SESC Pinheiros – com Gustavo Bugni e Carlos Ezequiel (improvisação) – 2015
SHOWS BÊNÇÃO – Central das Artes, Centro Cultural São Paulo (Vergueiro), SESCs Belenzinho, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto – 2016
SIZÃO MACHADO CONVIDA PEPE CISNEROS E CUCA TEIXEIRA – projeto Feito na Hora – SESC Pinheiros – 2016
FESTIVAL F.A.M. – Jockey Club de São Paulo – Tributo a Miles Davis – Segunda edição do festival, com Walmir Gil quinteto – setembro 2016
SHOWS BÊNÇÃO – SESCs São José dos Campos e Consolação (Instrumental SESC Brasil), Jazz nos Fundos – 2017
SHOWS BÊNÇÃO – Festival San Vicente Jazz – Godoy Cruz, Mendoza, Argentina – 2018
AIRTO MOREIRA – turnê de lançamento do cd Aluê: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (2017) e Europa (França, Alemanha, Inglaterra) – 2018/2019
A MÚSICA CANTADA DE PAULINHO NOGUEIRA – Regina Diaz – SESC Belenzinho
RENATO BRAZ – Canto Guerreiro – Levantados do Chão – Caixa Cultural (Fortaleza, São Paulo e Salvador)

www.sizaomachado.com.br