REVISTA ACADÊMICA DA FMSL

Informações Gerais

A Revista Acadêmica da FMSL foi criada no ano de 2018. Sua primeira edição foi publicada em fevereiro do mesmo ano. A revista é uma publicação semestral. A princípio a revista foi criada para ser um veículo de divulgação de artigos científicos produzidos na faculdade e também no curso de Pós-graduação. Porém, também está aberta para trabalhos de autores de fora da instituição. O título abreviado da revista é Rev. Acad. FMSL e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.

Missão

A Revista Acadêmica da FMSL foi criada com o propósito de divulgação científica no âmbito musical. Tem como missão difundir a pesquisa e conhecimento musical desenvolvido pela comunidade brasileira e internacional.

 

Objetivos

Publicação de artigos científicos originais com o intuito de contribuir para o conhecimento e avanço da arte musical brasileira.

Visão

A Revista Acadêmica da FMSL tem a intenção de tornar-se referência no ambiente de pesquisa musical no Brasil com vistas à internacionalização.

 

Foco

O escopo editorial da revista Revista Acadêmica da FMSL possui foco nas pesquisas sobre música popular, destacando-se as seguintes áreas de interesse:

  1. Análise composicional
  2. Análise comparativa entre gêneros musicais
  3. Análise de improvisos
  4. Assuntos ligados a outras artes que apresentem viés musical
  5. Etnomusicologia
  6. Educação musical
  7. Resgate de compositores e suas obras
  8. Musicologia
  9. Técnicas composicionais
    1. Técnicas de interpretação
    2. Técnica instrumentals

 

Normas de publicação

A Revista Acadêmica da FMSL se propõe a publicar artigos científicos inéditos produzidos pelo corpo docente e discente da instituição, assim como artigos de ex-alunos e pesquisadores de outras instituições.

Os artigos submetidos poderão ser em português ou inglês. Todos os artigos devem ser inéditos e serão submetidos à avaliação pelo corpo editorial da revista. A análise dos trabalhos será feita pelo sistema de peer review. A seleção levará em consideração a relevância científica do assunto abordado, assim como a qualidade do trabalho apresentado. Após serem aprovados pelos editores da revista, o artigo será submetido para consultores ad hoc escolhidos pelos editores. Os autores escolhidos serão notificados pela revista sobre a data de publicação.

Periodicidade

A Revista Acadêmica da FMSL é uma publicação semestral, sendo publicada nos meses de fevereiro e agosto.

Declaração de Direitos Autorais e Conflito de Interesses

Para a publicação da pesquisa, os autores deverão preencher, assinar e anexar, no momento da submissão do artigo, a Declaração de Cessão de Direitos Autorais e de Conflito de Interesses, fornecidos pela Editora Souza Lima.