Pós-Graduação em Música Popular

Diversos programas de extensão foram criados para posteriormente surgirem os cursos superiores dedicados exclusivamente à música popular e, nesse caso, a Pós-Graduação em Música Popular: Processos Criativos e Empreendedorismo da Faculdade Souza Lima.

Isso porque a Música Popular tornou-se um crescente objeto de estudo e investigação acadêmica, logo após a sua homologação como curso superior nas universidades do país, há pouco mais de duas décadas.

Apesar da grande oferta, foram necessários muitos anos para que se formasse então uma geração de músicos-professores-pesquisadores capazes de abordar sistematicamente os conteúdos teóricos e práticos desse gênero musical.

Sem dúvida, esses profissionais, que atuam intensamente no mercado, estão colaborando para o desenvolvimento de novos procedimentos e abordagens pedagógicas sobre o tema.

E, dessa forma, colaboram para a formação de uma geração de músicos populares preparados para atuar em diversas frentes de trabalho, que compreende o mercado e a pesquisa acadêmica.

Por isso, a Faculdade de Música Souza Lima, sob a coordenação do saxofonista, compositor, educador e pesquisador Dr. Marcelo Coelho, criou um programa de pós-graduação Lato Sensu presencial e, portanto, dedicado aos procedimentos criativos aplicados à música popular.

Assim, o curso propõe por meio de uma abordagem clara e efetiva dos conteúdos teóricos e práticos, a formação de profissionais especialistas que estejam aptos a atuar no mercado da música popular.

 

PORQUE FAZER O CURSO

Com o propósito de capacitar o pós-graduando para o mercado de trabalho, o curso conta com um programa curricular abrangente, ministrado por músicos e profissionais pós-graduados.

Atualmente, o programa dispõe de conteúdos teóricos e práticos, que são considerados indispensáveis para a atuação do profissional nas diversas frentes de trabalho do mercado da música popular.

Em conclusão, as disciplinas priorizam o aprofundamento das atividades práticas musicais, em consonância com a reflexão acadêmica.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais formados em música (bacharelado ou licenciatura) ou graduados em outras áreas, desde que atuem profissionalmente como músicos ou tenham grande afinidade com a prática da música popular.

 

PERIODICIDADE E CARGA HORÁRIA

408 horas – Presenciais – 3 semestres
Carga Horária Semanal – 8h/aula
Sábados – 08:30 às 17:30
Início do curso – 08 de Agosto de 2020

INTEGRALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO POR EIXO TEMÁTICO DO CURSO

A grande inovação desse curso de Pós-Graduação em Música Popular é o fato de os eixos temáticos não serem sequenciais.

Dessa maneira, o curso poderá ter o edital aberto todos os semestres e o interessado iniciará os estudos pelo eixo temático oferecido no respectivo semestre em que se matricular (ver acima os eixos temáticos oferecidos e os respectivos semestres).

Em todos eles haverão trabalhos de orientação acadêmica que, por certo, irão corresponder ao Trabalho de Conclusão de Curso ao final dos três módulos.

Em função do não sequenciamento do curso, cada eixo temático será tratado da mesma forma como um Curso de Extensão Superior.

Esse recurso, apresentado pela Direção Acadêmica da instituição, permitirá que o aluno usufrua da integralização das horas cursadas de cada semestre e, por consequência, receba uma certificação de conclusão de Curso de Extensão no conteúdo do eixo temático.

Com efeito, isso permitirá que o aluno que não concluir o curso de Especialização não perca todo o investimento de tempo e recurso financeiro investidos.

INVESTIMENTO

18 parcelas de R$ 899,00 – Não há taxa de inscrição

Valor especial de R$ 750,00 para professores do Conservatório Souza Lima, alunos egressos da FMSL, bem como de escolas conveniadas SLCE.

 

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Marcelo Coelho – E-mail: coordenacaopos@souzalima.com.br – www.coelho-music.com

Coordenador Marcelo Coelho Pós-Graduação em Música Popular

Saxofonista e compositor brasileiro que tem se destacado nos últimos anos sobretudo pela consistência e maturidade de seu trabalho.

Aliando intuição e criatividade com a profundidade da pesquisa acadêmica, sua obra se pauta pela busca do diálogo entre universos musicais e artísticos distintos. De tal forma que o erudito, o popular, o intuitivo e o acadêmico se integram em suas interseções com as artes visuais, a literatura e a dança.

Ele possui mestrado em Jazz Performance pela University of Miami, doutorado em composição pela Unicamp e pós-doutorado pela USP.

O Prof. Dr. Marcelo Coelho alinha a pesquisa acadêmica de fato a uma perspectiva interdisciplinar da composição e performance musical. O que é, sem dúvida, uma tendência que vem se manifestando em todas as áreas do conhecimento humano e que ele busca atualizar no campo da música.

COMENTÁRIOS DE EX-ALUNOS

Inscreva-se aqui e realize sua Pré-Matrícula. Entraremos em contato em breve!