Pós-Graduação em Educação Musical

A Faculdade de Música Souza Lima criou o programa de pós-graduação em Educação Musical com ênfase em Desenvolvimento Metodológico, sob a coordenação do professor Mestre João Marcondes.

Uma pós-graduação que reconhece os processos de aprendizado tradicionais, mas que procura promover a consolidação de novos processos de aprendizagem.

O estudante do programa ingressa em uma ação educadora, se oriundo da prática de uma licenciatura ou se egresso de um bacharelado em instrumento, sem experiência em educação, refletindo sobre os matizes do desenvolvimento musical como um todo. Um educador deve consolidar as ferramentas, seja do aspecto teórico, ou prático, e o programa assim, objetiva o desenvolvimento metodológico a partir das práticas do aprendizado.

A educação musical é motriz formadora de novos arranjadores, instrumentistas, compositores, educadores, musicoterapeutas, produtores e pesquisadores, tal qual seres humanos que convivem melhor em sociedade. Em outras palavras, o curso de pós-graduação em Educação Musical da Faculdade Souza Lima estabelece uma dinâmica que mescla a avaliação de resultados de novas projeções metodológicas, da formação de um agente multifacetado e interdisciplinar, de renovação para com as metodologias tradicionais.

Há um eixo educacional que alinha as ações da educação musical como contribuição para a aprendizagem mútua. Um eixo de convergência que contribui para sistematização do aprendizado. A educação musical deve se valer de todos os recursos disponíveis. Além disso, preparar o educador musical para a totalidade de experiências docentes que se pode vivenciar na área.

 

OBJETIVOS GERAIS

Através de um programa curricular que reconhece o educador musical em suas diversas dinâmicas de atuação, avalizar o desenvolvimento prático e teórico, entre a ação e pensamento, reflexão e construção dos processos de aprendizado. Beneficiando diretamente o estudante em suas diferentes situações e ações da prática musical.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender as ações do educador musical.
2. Constituir de prática linear e não linear a aprendizagem.
3. Fomentar o desenvolvimento de métodos, e alternativas que reinterpretam métodos tradicionais.
4. Compreender a ação do ensino tecnicista, os benefícios e lacunas.
5. Compreender a ação do ensino lúdico, e os limites para a recreação.
6. Em conclusão, reconhecer e potencializar ações digitais como mecanismos de aprendizagem e reflexão.

 

JUSTIFICATIVAS

Um número considerável de instituições de ensino oferecem programas no campo da Educação Musical. Em modelo presencial e EAD.

A oferta de uma pós-graduação em modelo lato sensu, totalmente presencial pela Faculdade Souza Lima, promove diretrizes para ação do músico educador atuante no século XXI, complementando também o que se propõe para a instituição: Necessidade, expectativa e desenvolvimento. A educação musical é reflexo do Souza Lima, porém até esse momento não havia um programa que atendesse essa demanda tão importante para o aprimoramento profissional em nossa instituição, algo que se propõe como renovação.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O programa de Educação Musical da Faculdade Souza Lima é dividido em dois módulos totalmente presenciais e independentes.

O módulo do segundo semestre possui cento e setenta e seis horas-aula. E compreende em reflexões fundamentais do aprendizado musical contemporâneo, das influências culturais, e pedagógicas que compõe a formação musical.

O módulo realizado no primeiro semestre, com cento e oitenta e quatro horas-aula. Ao longo de um ano está previsto o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Para a conclusão do curso está previsto o desenvolvimento de uma metodologia de ensino sob as diversas temáticas possíveis do aprendizado musical ou a reinterpretação de um método mediante as ferramentas atribuídas ao decorrer do programa.

PERIODICIDADE E CARGA HORÁRIA

360 horas – Presenciais.
Duração – 2 semestres.
Carga Horária Semanal – 4h/aula por dia de encontro. Aulas as terças e quintas das 19:00 as 22:10.

Início do curso – 5 de fevereiro de 2021.

As aulas ocorrerão via transmissão AO VIVO, autorizado pelo MEC, enquanto durar o afastamento social. Depois disso, as aulas regressam ao modelo presencial na unidade Paraíso.

NÍVEL PARA O INGRESSO

Profissionais formados em cursos de bacharelado ou licenciatura em música, ou graduados em outras áreas da educação, e profissionais com interesse em educação musical.

QUANTAS VAGAS | 20 vagas por turma.

PÚBLICO-ALVO

A especialização recebe profissionais formados em música (bacharelado ou licenciatura), graduados em licenciatura nas diversas áreas do conhecimento interessados em educação musical, musicoterapeutas e pedagogos. Graduados em outras áreas de conhecimento podem aventar seu ingresso com a coordenação.

O processo seletivo ocorre em duas etapas: Em primeiro lugar, análise curricular. Em segundo lugar, a segunda etapa está na convocação e entrevista via SKYPE, por decorrência do afastamento social ocorrerão em novembro e dezembro de 2020, e janeiro de 2021. Agende seu horário por e-mail ou cadastre-se.

Você pode tirar suas dúvidas com o coordenador do programa por e-mail joao.marcondes@souzalima.com.br ou preencha imediatamente o cadastro abaixo e o coordenador entrará em contato.

AÇÕES DO PROGRAMA

Oferecendo experimentos in loco no dia a dia das atividades do Conservatório e ONGS – algo inédito aos programas de educação musical no Brasil, o Souza Lima como instituição beneficia os estudantes do programa em Educação Musical, por aglomerar classes do nível básico ao avançado, oferecendo um ambiente propício de fomentação metodológica.

INFORMAÇÕES GERAIS

O curso de pós-graduação Educação Musical cumpre as disposições da resolução CNE/CES de Nº 1, de 6 de Abril de 2018 do Ministério da Educação.

COORDENAÇÃO

Coordenador João Marcondes da Pós-Graduação em Educação Musical

Professor João Marcondes é educador musical, instrumentista, produtor musical, compositor e arranjador.

Possui mais de cinquenta álbuns produzidos, quatrocentos arranjos gravados em áudio e vídeo, diversas atuações em programas como Mosaicos e Ensaio, ambos da TV Cultura. Também compôs trilha pra filme, publicidade e balé.

É fundador e produtor musical do SELO BAC Discos indicado em três oportunidades para o Prêmio da Música Brasileira, em álbuns de artistas como Zé de Riba, Paula Mirhan (Filarmônica de Passárgada), Douglas Germano, Joca Freire, Wagner Barbosa, entre outros.

 

ONDE FAZER | Unidade Paraíso.

 

INVESTIMENTO | 12 parcelas de R$549,00 (para matrículas até 31 de janeiro de 2021). A seguir 12 parcelas de R$699,00

Inscreva-se aqui e realize sua pré-matrícula! Entraremos em contato em breve.