guitarra, percepção musical e prática de bandas

Pedro Ramos tem mestrado em composição pela City University of New York (CUNY). Graduou-se também em 1993 no Musicians Institute, Guitar Institute of Technology (GIT), em Los Angeles. Atualmente Pedro é professor da Faculdade Souza Lima/Berklee em São Paulo onde leciona no curso de bacharelado em instrumento e também no curso de pós-graduação da instituição desde 2009.

Em 2019 participa da gravação do histórico programa “Brasil Toca Choro” da TV Cultura ao lado de Daniela Spielman (sax soprano), Marcello Gonçalves (violão 7cordas) e Ary Colares (pandeiro) interpretando ao violão tenor duas composições do maestro e multi instrumentista Zé Menezes. Ainda em 2019 trabalha na consultoria de conteúdo e também participando do documentário “Paixão pelo Choro” em comemoração dos 50 anos da TV Cultura a ser lançado em novembro de 2019. Em março de 2017 lançou CD autoral pelo selo Trattore com seu trio “Trio Choro Moderno”, com participações de Sizão Machado, Vitor Alcantara e Guilherme Ribeiro. Em julho e Agosto de 2018 faz turnê internacional em Portugal e Espanha com o Trio Choro Moderno.

Em Outubro de 2011, lança o CD “Cavaquinho de Ouro”, voltado para o resgate de compositores cavaquinistas do século XIX início do século XX em edital aprovado pela prefeitura de São Paulo dentro do programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais). Em Março de 2012 lança seu livro “O Choro: Conceitos Básicos para Improvisação e Interpretação” pela Editora Souza Lima no Brasil e pela Editora Advance Music (Alemanha) na Europa, EUA e Japão.

Pedro Ramos residiu por 9 anos em Nova Iorque (1999-2008) onde apresentou-se nos mais famosos festivais dos EUA. Gravou e/ou se apresentou com artistas como Paquito D’Rivera, Wynton Maralis, John Patitucci, Romero Lubambo, Paulo Moura, Henrique Cazes entre outros. Apresentou-se em palcos como Lincoln Center, Apollo Theatre, JVC Jazz Festival e Carnegie Hall. Líder do grupo Choro Ensemble (radicado em Nova Iorque), primeiro grupo de Choro a se apresentar no palco do teatro Carnegie Hall (no dia 24/10/2004), em Nova Iorque, acompanhado de grande orquestra- The New York Pop’s sobre a regência do legendário maestro Skitch Henderson.

Requisitado músico de estúdio em NY, realizando diversas gravações para comerciais veiculados nos EUA e como músico convidado em discos de diversos artistas. Concedeu várias entrevistas sobre música brasileira, em especial o gênero Choro, para rádios de Nova Iorque como Public Radio, WKCR e podcast da National Geographic. Com o grupo Choro Ensemble realizou 3 turnês no Brasil em 2005, 2006 e 2007. Em Nova Iorque lançou 3 CDs com seu grupo:

Choro Ensemble (Circular Moves-2005), Choro Ensemble Volume II (Independente-2006) e Nosso Tempo (Anzic-2007).