“Promissora compositora que é Júlia Tygel, uma jovem que, em minha opinião, une talento, inteligência e uma imensa sensibilidade.”
(maestro João Maurício Galindo – orquestra Jazz Sinfônica, São Paulo)

Júlia Tygel é pianista, compositora e pesquisadora. Atualmente está concluindo seu doutoramento na Universidade de São Paulo (USP) na área de análise musical, tendo realizado parte do programa na City University of New York (CUNY) como recipiente da prestigiosa bolsa Fulbright. Em sua tese investiga processos composicionais de Bartók e Villa-Lobos. É formada em Música/Composição e possui mestrado em Etnomusicologia, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e financiamento FAPESP.

Em 2011 Júlia lançou seu CD de estréia, “Entremeados”, selecionado para financiamento pela Prefeitura de Campinas e que teve produção musical de Benjamim Taubkin. O trabalho reúne seus arranjos para piano e violoncelo para obras da MPB e composições próprias em uma proposta híbrida entre a música erudita e a popular. Esse repertório foi apresentado em diversos teatros do estado de São Paulo (teatros do SESC e SESI, Museu da Casa Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Teatro Carlos Gomes de Campinas, entre outros) e em Nova York (Barge Music, Cornelia Street Cafe, Tenri Cultural Institute, entre outros), onde recebeu também apoio do Consulado Brasileiro. A pianista tocou ainda em eventos como a Virada Cultural de São Paulo e I Festival de Piano da Casa de Francisca (SP), além de festivais de música no Brasil e exterior, como o Festival International de Musique Universitaire de Marrakech, Marrocos.

Júlia apresentou trabalhos de pesquisa em música nos principais congressos da área no Brasil além de outros na Inglaterra e Itália (congressos da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; da Associação Brasileira de Etnomusicologia, Annual Conference of the British Forum for Ethnomusicology; Convegno Internazionale di Americanistica; entre outros).

É professora na Faculdade Souza Lima e no curso de Educação Musical à Distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

www.juliatygel.com.br