Andrea dos Guimarães

Andrea dos Guimarães

Canto

Cantora, compositora e arranjadora, é Bacharel em Música Popular e Mestre em Música pela UNICAMP. Em 2001, conquistou o 2º lugar no concurso público para docente em Canto Popular na UNICAMP. Como professora de Canto Popular atuou: no curso de extensão oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Americana – SP, na Escola Municipal de Música Heitor Villa-Lobos (2004); no curso de extensão oferecido pela Universidade Federal de São João Del Rei/MG (2008); na Escola Canto do Brasil (São Paulo) por 05 anos. Integrou o corpo docente de Canto Popular do X Festival de Música de Ourinhos (2010) e no XVIII Festival de Inverno de Domingos Martins/ES (2011). Fez a direção artística e musical dos espetáculos A canção no tempo – da Época de Ouro à Bossa Nova (Americana/SP 2004) e Circuladô apresentado nas cidades de Tatuí, Campinas, Presidente Prudente e Botucatu, em parceria com o compositor e arranjador Paulo Flores, com a participação do grupo artístico-pedagógico Jazz Combo do Conservatório de Tatuí (2010).

Foi membro do júri dos festivais de Jaú (2006), Americana (2007), Ourinhos e Jundiaí (2010). Integra o grupo Conversa Ribeira, atuante desde 2002. Juntamente com o grupo representou o Brasil em festivais no México e em Portugal. Após lançar seu 1º CD em 2007, foi selecionado no Projeto Pixinguinha (FUNARTE, 2007) e no programa Rumos Itaucultural (2008). Também recebeu o prêmio Inovação do Festival Voa Viola (2011). Em 2012, o grupo dividiu o palco com a Orquestra Municipal de Jundiaí – os próprios integrantes do trio escreveram arranjos para incorporar a orquestra de cordas à sua concepção peculiar da música caipira. Ao longo de sua história, apresentou-se ao lado de artistas consagrados como Guinga, Monica Salmaso e Paulo Freire. O Conversa Ribeira lançou em 2013 seu 2º CD intitulado “Águas Memórias”.

Compõe também o Garimpo Quarteto, grupo de música instrumental, tendo se apresentado no Auditório do Ibirapuera (SP); no IX Festival Brasil Instrumental; no SESC Pinheiros ao lado da cantora portuguesa de jazz Sara Serpa.

É professora de Canto Popular no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim (São Paulo), na Faculdade Souza Lima (São Paulo) e no curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).