saxofone, flauta, harmonia e prática de bandas

Marcelo Coelho é um saxofonista e compositor brasileiro que tem se destacado nos últimos anos pela consistência e maturidade de seu trabalho. Aliando intuição e criatividade com a profundidade da pesquisa acadêmica, sua obra se pauta pela busca do diálogo entre universos musicais e artísticos distintos, onde o erudito, o popular, o intuitivo e o acadêmico se integram em suas interseções com as artes visuais, a literatura e a dança. O resultado é uma sonoridade original, contemporânea e interdisciplinar, que busca se comunicar de forma genuína com as pessoas.

Com mestrado em Jazz Performance pela University of Miami, doutorado em composição pela Unicamp e pós-doutorado pela USP, Coelho alinha a pesquisa acadêmica a uma perspectiva interdisciplinar da composição e performance musical, uma tendência que vem se manifestando em todas as áreas do conhecimento humano, e que ele busca atualizar no campo da música. Suas pesquisas acadêmicas se desdobraram num trabalho autoral de forte personalidade que chamou a atenção de nomes fundamentais da cena jazzística mundial, como o saxofonista David Liebman, parceiro de Miles Davis em trabalhos como Sketches of Spain, Porgy and Bess e Miles Ahead. É inclusive Liebman quem prefacia o disco, batizado com o nome de “Colagens” e gravado pelo grupo formado por Marcelo, o MC4+.

Em função da sua produção musical, Coelho foi convidado a participar de importantes instituições internacionais ligadas ao jazz, como o IASJ – International association of schools of jazz, e o IRSA – International rhythmic studies association. A presença em tais instituições conferiu ao longo dos últimos anos muitos contatos e uma importante bagagem de experiências musicais no exterior, tendo resultado inclusive em colaborações internacionais que resultaram em gravações de CDs junto a músicos argentinos, escandinavos, franceses e americanos. A editora FAMES publicou em 2013 o livro SUITE I JUCA PIRAMA, resultado da pesquisa realizada continuamente desde o mestrado.

Como instrumentista, Marcelo Coelho tem tocado em diversos festivais de jazz na América do Sul, Estados Unidos e Europa ao lado de importantes músicos de jazz, dentre eles David Liebman, Phil Markowitz, Gene Perla, Didier Lockwood, Rick Peckham, Ed Sarah, Ronan Guilfoyle, Vincent Gardner, Ron Miller, Phil DeGreg, Cliff Korman; além dos músicos brasileiros Hermeto Pascoal, Guinga, Caetano Veloso, Sizão Machado, Sergio Barroso, Naylor Proveta, e outros. Coelho tem atuado extensivamente com os seus grupos instrumentais: MC & McLav-In (cd ‘Colagens)’, MC&RD 4teto [colaboração com o saxofonista argentino Rodrigo Dominguez] (cd ‘Paralelas’), Un-X-Pected Brazilian Project [colaboração com músicos de jazz da Escandinávia](cd Unite), Paris/São Paulo [colaboração com músicos franceses e brasileiros, incluindo o violinista Didier Lockwood] (cds ‘Paris/Sao Paulo’ e ‘Paris/Sao Paulo II’ todos trabalhos musicais contemporâneos onde se destacam as composições originais e as improvisações coletivas.

Como solista, Coelho estreou dois concertos para saxofone soprano e orquestra, escritos especialmente para ele: ‘Concerto para Saxofone Soprano e Orquestra’ do compositor brasileiro Liduíno Pitombeira, com estréia realizada junto à Orquestra.

www.music-coelho.com